top of page

Imagem do Brasil no cenário mundial

O Brasil e as Olimpíadas de 2016

O Brasil sediará o maior evento de esporte do mundo, as olimpíadas, e a cem dias do evento, o país é alvo de severas críticas no cenário mundial. A mídia internacional questiona o preparo do país para receber um evento deste porte, julgando desde a infraestrutura até o cenário político em que o país se encontra.

O jornal britânico The Guardian publicou na ultima quarta-feira (27) um longo editorial sobre a cidade olímpica de 2016, dentre os fatores elencados na matéria está: a crise econômica e política que envolve a votação de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff; o escândalo de corrupção da Petrobras; a pior crise de saúde do país, incluindo o Zika vírus, que pode inibir a vinda de centenas de visitantes ao evento; o jornal não poupou críticas nem à poluição da água da Baía de Guanabara, alegando o forte mau cheiro do local que será sede das competições de vela. O The Guardian ainda alega que a poucos dias do evento o Brasil mais parece uma velha escola latino-americana do que uma cidade que irá sediar um evento de porte global.

O Consultor britânico Simon Anholt, grande referência em imagem internacional e no que se referem a “marca país”, disse em entrevista que o acúmulo de notícias negativas não afetaria a reputação do Brasil. Para ele, o país deveria aproveitar para apresentar ao resto do planeta que tem capacidade de sediar um evento dessa magnitude, como fez na Copa do Mundo de 2014, com infraestrutura e serviços de qualidade, não sendo apenas o país do samba. Entretanto, o país não seguiu os conselhos do consultor e continua com a imagem de um país de festa.

É verdade que o Brasil encontra-se atrasado em muitas questões, como infraestrutura, saúde e organização, mas ainda dá tempo da sede olímpica de 2016 mudar essa imagem. O profissional de relações públicas pode contribuir e muito para ajudar a reverter esse quadro, com suas técnicas de gestão pública, imagens e de pessoas.


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page