top of page

Vera Giangrande, Ombudsman e Relações Publicas


Falar de relações públicas é desenvolver um conceito muito amplio na área de comunicação. Um profissional de relações públicas é a ponte entre uma organização e seus públicos. Já que trabalhamos com o público, uma questão a ser abordada é a representação do cidadão, também conhecida pelo termo "ombudsman" que, tanto em empresas privadas e públicas, é importante para o bom relacionamento da ponte que já citamos aqui e que é necessitada. Um grande exemplo é Vera de Mello Giangrande, primeira mulher a obter cargo de gerência em relações públicas em uma empresa norte americana. Vera Giandrande tinha formação em Biblioteconomia, Jornalismo e Psicologia Social e Infantil. Entre seus feitos, podemos citar também a presidência do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas, em 1983.

Vera Giangrande desenvolveu a prática do ombudsman, atividade na qual o profissional ouve as queixas, criticas e sugestões dos clientes e leva para a organização. Foi encontrar a solução mais adequada respondendo cartas em uma revista que trabalhava, que Vera teve seu primeiro contato com a comunicação. Com a lei federal de Dezembro de 1967, 400 profissionais, incluindo Vera, puderam se registrar como relações públicas.

Por mais de 10 anos, Vera foi professora de Relações Públicas na FAAP e ESPM. Ela destacava dois pontos importantes entre o bom e o mau profissional de relações públicas, a imagem corporativa e a imagem institucional. Em 1984, a convite da empresa de fast food McDonalds, Vera criou o “McDiaFeliz”, um projeto com renda destinada a tratamento de crianças com câncer. Em 1993, assumiu o posto de ombusdsman, no Grupo Pão de Açucar, lá, o ombudsman tinha forte relação com a presidência e total liberdade para questionar qualquer setor para representar o cliente, e Vera novamente foi pioneira do ramo, no Brasil.

Giangrande faleceu no dia 22 de agosto 2000, aos 69 anos, quando ia embarcar para o Rio Grande do Sul, onde iria fazer uma palestra. Logo após sua morte, várias homenagens foram feitas, entre elas o prêmio mais importante do “Prêmio de Relações Públicas” que é chamado de “Prêmio Vera Giangrande”.


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page