top of page

RP + Moda



A São Paulo Fashion Week já foi apontada pela Forbes Magazine como um dos maiores eventos da moda, atualmente. Apesar desse sucesso, o Brasil sediou sua primeira semana de moda recentemente: 1995. Ok, pode não parecer tão recente, mas a primeira Fashion Week Nova Yorkina aconteceu em 1943! De 1995 para cá já aconteceram 40 edições deste evento e todas são um sucesso de público e crítica. Segundo levantamento de 2012, feito pelo grupo especializado em tendências Global Language Monitor, São Paulo já é a 7ª maior capital da moda no mundo. E todo esse crescimento aconteceu em pouco mais de 10 anos!


Com todo esse sucesso, empresas deste setor surgiram por aqui (a produtora de calçados Arezzo, por exemplo), outras vieram de fora, como Gap, Dior, Hermés. Estilistas brasileiros ganharam mais destaque, como Alexandre Herchcovitch, Carlos Miele, Pedro Lourenço, dentre outros, e estabeleceram suas grifes e marcas. Consequentemente, outros profissionais foram se agregando ao setor da moda. Afinal, uma empresa deste mercado também tem setores de administração, financeiro, publicidade e etc.

Apenas desenhar as peças não sustenta uma empresa. É preciso conhecer as tendências, divulgar as novas peças, organizar os desfiles e eventos, preparar coletivas de imprensa, pesquisar o mercado em busca de informações valiosas (as já citadas tendências, por exemplo), ouvir funcionários, clientes e fornecedores de matéria-prima, enfim, é muito trabalho.


Então, organizar eventos, conhecer o público, fazer pesquisas... Aonde eu já ouvi falar disso? Acertou quem disse Relações Públicas, ou seja, o famoso RP!


Uma empresa do setor da moda não é muito diferente de empresas de outros mercados. Como disse acima, ela é composta de diversos setores que podem ser encontrados em qualquer outra organização. Logo, a atividade de RP também é indispensável. O termo “moda” vem do latim “modus” e significa costume. Este termo foi escolhido justamente para apontar as tendências e costumes das sociedades que a moda está presente. Logo, ela é intrínseca em qualquer sociedade. E de sociedade, o bom RP entende!


Então, se você gosta deste mercado, saiba que nem só de estilistas vive o mundo da moda. Você RP (ou futuro RP), tem também este setor como um dos muitos mercados em que a atividade de relações públicas pode ser exercida.


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Meus Blogs Favoritos
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page